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Internacionalização – Moedas e Seleção de Idiomas

Permitir idiomas distintos é primordial para uma tradução de sucesso. Em muitas situações não é possível para o jogo iniciar na configuração do idioma de quem vai jogar, e o jogador tem que conseguir alterar o idioma de modo prático e simples.


Uma das opções utilizadas para a seleção dos idiomas é exibir uma bandeira. Visualmente fácil de reconhecer, a escolha pode ser polêmica. Qual bandeira usar para o idioma inglês? A dos Estados Unidos da América? Da Inglaterra? Da Jamaica?


Outra opção é exibir apenas o nome do idioma. Esta opção deve ser feita de modo que o jogador sempre veja o nome do idioma escrito no seu próprio idioma. É fácil entender que português e Portuguese significam a mesma coisa se você é brasileiro, mas um ポルトガル語 já é torna a compreensão mais difícil.


Acima: a tela de escolhas de idiomas de Counter-Strike: Global Offensive apresenta as opções em inglês e no respectivo idioma.


Assim, a exibição do nome dos idiomas é geralmente uma opção melhor que a exibição das bandeiras. As bandeiras podem ser úteis em algumas situações (se o jogo deseja não ter elementos textuais ou se a localização se restringe a um produto para países específicos), mas as vantagens de clareza do nome dos idiomas e de não depender do reconhecimento de bandeiras de outros países que falam a mesma língua tornam esta opção mais interessante.


Pode ser interessante que o jogo mude a moeda ao ter idiomas distintos selecionados.


O Brasil usa o real como moeda, representado pela sigla R$. Outros países usam outras moedas e outros símbolos como o dólar (US$), o euro (€) ou o iene (¥). É comum usar $ (cifrão) como símbolo genérico para moeda, mas ele pode ser interpretado como dólar. Eliminar o símbolo de uma moeda pode passar a sensação de que se negociam quantidades de um item, não valores.


Mesmo quando as moedas são apenas lúdicas, existindo apenas como pontuação ou para comprar itens do jogo, é importante refletir sobre a relação entre o valor absoluto das moedas do país alvo e do país fonte, e usar os valores absolutos sem conversão pode passar a impressão de valores mais caros ou mais baratos que os desenvolvedores queriam representar. Colocar um símbolo único ou não deixar a moeda e representar o custo de um item como 100, pode passar a impressão de um item que custa R$100,00 para um brasileiro, mas para um japonês pode passar a impressão de um item que custa o equivalente a aproximadamente R$5,00. Além disso a posição da vírgula e do ponto mudam de um país para o outro. 3,500 pode ser interpretado como três e meio por um brasileiro e três mil e quinhentos por um inglês.


Isto se torna mais relevante se o jogo possuir microtransações que podem ser pagas em moedas locais. A alteração evita que sejam cobrados valores indevidos dos jogadores.


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