top of page

Sistemas de Classificação Indicativa

Ao assistir um filme é comum ver a classificação indicativa. Normalmente apresentada como um selo colorido, ela diz qual a idade recomendada para se consumir determinada obra e os motivos para tal.


Acima: selos de classificação indicativa no Brasil e as justificativas.


Jogos também precisam explicitar a classificação indicativa, e os processos (e selos) são distintos dependendo do país ou bloco econômico. Entre os mais famosos temos:


ESRB (Entertainment Software Rating Board), dos Estados Unidos

PEGI (Pan European Game Information), da Europa e Israel

USK (Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle), da Alemanha

CERO (Computer Entertainment Rating Organization, 特定非営利活動法人コンピュータエンターテインメントレーティング機構),do Japão.


Infelizmente, não há um sistema unificado entre eles. Assim sendo, é necessário submeter o jogo a cada um dos órgãos classificatórios dos respectivos países. Elementos distintos podem receber classificações distintas. Um trailer, demo, expansão ou DLC pode ter classificações diferentes da do jogo base.


Além disso, os critérios mudam entre os órgãos: não necessariamente um jogo classificado para maiores de 16 anos em uma região receberão a mesma classificação em outra. Os motivos para a classificação são vários, sendo a avaliação subjetiva, e alguns países são mais ou menos sensíveis a alguns temas que outros. As classificações podem influenciar onde os jogos podem ser vendidos, que tipos de propagandas podem ser veiculadas, etc. Os sites listados acima contém guias sobre a classificação dos jogos.




bottom of page